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Alisson Felipe
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Data de inscrição : 20/08/2019

Indústria cultural Empty Indústria cultural

Ter Ago 27, 2019 9:06 am

sintetizando, por um lado, a exploração comercial e a
vulgarização da cultura. Por outro lado, quiseram significar nesse conceito a ideologia da
dominação da natureza pela técnica, implicando na dominação do próprio homem. Em outras
palavras, o conceito de indústria cultural ostenta em Adorno as funções: ideológica, no
sentido de praticar a manipulação social, e econômica, no momento em que a mercantilização
da cultura tornou-se uma abertura para explorações lucrativas. Sob o ilusório esquema da
indústria cultural todos são livres, para dançar e se divertir, mas a “liberdade de escolha da
ideologia, que reflete sempre a coerção econômica, revela-se em todos os setores como a

1-
A fundação do Instituto de Pesquisas Sociais de Frankfurt, em 1923, reuniu autores como Theodor W. Adorno,
Max Horkheimer, Walter Benjamin, Herbert Marcuse. Os intelectuais produziram reflexões críticas sobre a
economia, a sociedade e a cultura, que foram publicadas, num primeiro momento, na Revista Social do próprio
instituto. Na sua essência, as questões que a Escola de Frankfurt investigava representavam tanto um momento
particular do desenvolvimento do marxismo ocidental como críticas do mesmo. Reagindo ao crescimento do
nazismo e do fascismo por um lado, e ao fracasso do marxismo ortodoxo, pelo outro, a Escola de Frankfurt
remodela e repensa o significado de dominação e de emancipação. O ideal de esclarecimento (Aufklärung)
almejado pelos frankfurtianos se apóia no conceito de Kant, que define o esclarecimento como “a saída do
homem de sua menoridade, da qual é o próprio culpado. A menoridade é a incapacidade de se servir de seu
entendimento sem a direção de outrem” (1985, p. 81). A emancipação do homem estava vinculada à harmonia
com a natureza, sob a orientação da razão. Noutras palavras, a humanidade procura emancipar-se constantemente
do medo em relação ao mito e a dominação, seguindo os passos do saber e do esclarecimento racional, porém, ao
término de tudo, recai no mito, na barbárie, na dominação. A Escola de Frankfurt toma como um de seus valores
centrais o compromisso de adentrar no mundo das aparências objetivas para denunciar as relações sociais
alienantes. Segundo Giroux, a Escola de Frankfurt, “não apenas rompeu com as formas de racionalidade que
uniam a ciência e a tecnologia, em novas formas de dominação, mas também, rejeitou todas as formas de
racionalidade que subordinavam a consciência e a ação humana ao imperativo de leis universais” (1986, p. 22).
2-
Em bases gerais, a essência da Dialética do Esclarecimento consiste justamente em mostrar como a razão
abrangente e humanística, posta a serviço da liberdade e emancipação dos homens, atrofiou-se, resultando na
razão instrumental (FREITAG, 1988).
3-
Adorno & Horkheimer (1985) usaram o conceito indústria cultural em lugar de cultura de massas, uma vez que
esse último pode levar a uma idéia equivocada do surgimento de uma cultura espontaneamente popular. Já o
conceito em questão significa uma forma de mercantilização da cultura de forma vertical, autoritária, que
procura adaptar as mercadorias culturais às massas e as massas a essas mercadorias. Convém ressaltar que a
categoria massas significa a homogeneização das classes sociais e que tal processo atinge a todas elas. Dessa
forma, tanto os indivíduos das classes mais altas quanto os das classes mais baixas são seduzidos para o
consumo. Com a adesão ao espírito da fábrica cultural, essas classes, objetivamente, se mostram distantes, mas,
subjetivamente, se apresentam muito próximas.
A dança foi uma das primeiras demonstrações expressivas do ser humano. Surgiu ainda na pré-história, como consequência de experimentações corpóreas que homens e mulheres realizavam, como bater os pés no chão e bater palmas.

A partir das descobertas de novos sons, ritmos e intensidades sonoras, as pessoas foram combinando movimentos do corpo. São as chamadas danças primitivas.

Portanto, é muito provável que a dança tenha surgido juntamente com a música, também como uma forma de comunicação. Além disso, estava bastante relacionada a cerimônias ritualísticas e espirituais.
Posteriormente, aparece a dança moderna, um estilo mais livre e espontâneo, mais relacionado com a vida real e cotidiana.

Essa vertente ganhou impulso com o trabalho de uma bailarina norte-americana chamada Isadora Duncan (1877-1927). Outro grande nome da dança moderna é a dançarina Martha Graham (1894-1991), também nascida nos EUA.
Há diversos tipos de danças e maneiras de dançar. Podemos classificar essa expressão artística a partir de alguns critérios, a saber:
Origem Finalidade
Danças solo - quando o dançarino apresenta-se desacompanhado. Danças folclóricas - como Bumba meu boi, frevo, maracatu, carimbó. Dança performática - como o balé, dança contemporânea, sapateado, flamenco, etc.
Danças em dupla - danças de casais, como tango, samba, forró, valsa, entre outras. Danças cerimoniais - como algumas danças circulares, danças indígenas, etc. Dança social - como a dança de salão.
Danças em grupo - quando várias pessoas compõem uma coreografia, como nas danças circulares, sapateado, etc. Danças étnicas - quando são de um lugar específico. Dança religiosa - como a dança sufi.
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